O Inglês e a Internet das Coisas

Tempo de leitura: 2 minutos

How-Big-Will-The-Internet-of-Things-Be-header

Nunca foi tão necessário saber inglês como hoje em dia! Nunca houve tanto conteúdo, em todas as áreas, sendo produzido em inglês a todo momento como hoje em dia!

Uma das próximas grandes revoluções tecnológicas chama-se Internet das Coisas. Estamos diante de uma gigantesca expansão no desenvolvimento de sensores inteligentes para os objetos que fazem parte do nosso cotidiano. De repente, esses objetos serão dotados de inteligência – terão a capacidade de nos dar feedback.

O mundo se tornará inteligente e sensível e antecipará as nossas necessidades, será como uma extensão da nossa mente. “O processo de desenvolvimento humano tenderá a uma velocidade infinita, tudo se conecta com todo o resto e a matéria se torna mente” (Erik Davis)

Os objetos terão uma espécie de consciência, quase que encantados, quase que “vivos”. Você entra em sua sala e ela sabe como você gosta da iluminação, a música que você gosta começa a tocar automaticamente, as cortinas se levantam automaticamente; você entra em sua cozinha e a geladeira te oferece a sua comida favorita naquele horário…

O florescimento pleno dessa tecnologia promete dificultar, essencialmente, a distinção entre o “nós” e o “mundo”. O mundo inteiro estará conectado, não apenas as pessoas, mas também as máquinas, os objetos, os ambientes.

Parece ficção científica? Parece um futuro distante? Nem um, nem outro… é realidade e já está acontecendo!

Será que todas essas novas tecnologias que temos visto surgir tem tornado as nossas vidas melhores?

Na verdade, de nada adianta termos acesso a tantos recursos tecnológicos se não os utilizamos com inteligência. Por exemplo, já faz algum tempo que nossos celulares são inteligentes, smart… smartphones, e como os utilizamos no dia a dia? Aproveitamos este recurso tecnológico fantástico para ouvir podcasts e audiobooks, para lermos notícias e artigos de conteúdo sólido, para assistirmos palestras e apresentações que enriquecem o nosso conhecimento e nos tornam pessoas melhores a cada dia? Ou estamos apenas acessando aplicativos de entretenimento (Instagram, Facebook, Snapchat, Games, grupos no WhatsApp, etc.)? Entretenimento é bom, mas é importante também focarmos no nosso crescimento.

Recordemos duas coisas: 1) com as novas tecnologias surgem também novas oportunidades, novos negócios, novas idéias, novos caminhos a seguir; e 2) nunca foi tão necessário saber inglês como hoje em dia! Nunca houve tanto conteúdo, em todas as áreas, sendo produzido em inglês a todo momento como hoje em dia! A língua inglesa transforma a nossa experiência de mundo. Ela é a chave de acesso ao que há de mais dinâmico e atual no universo do conhecimento (científico e tecnológico, principalmente). Dominá-la nos ajuda a anteciparmos tendências ao invés de sermos meros seguidores de tendências.

Aproveite a plataforma DEDA para desenvolver as suas habilidades na língua inglesa e aumentar o seu repertório de conhecimento a cada semana.

Be ready for the technological revolution!


Gostou do artigo? Então comente abaixo e aproveite para tirar as suas dúvidas!