Em Quanto Tempo Eu Serei Fluente em Inglês?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sim, é possível estar fluente em inglês em ………………….!

Esta é, sem sombra de dúvida, a pergunta mais frequente de quem estuda, ou pretende estudar, inglês.

Será que é possível dar uma resposta? Há quem diga “4 meses”, “18 meses”, “tantas horas”, ou até mesmo “um quarto do tempo”… mas quanto é esse tempo?

Bem, eu vou te falar em quanto tempo você ficará fluente em inglês… mas antes, precisamos alinhar alguns conceitos importantes. Eu vou te dar aqui 5 DICAS VALIOSAS para você chegar lá.

Dica # 1: Tenha CLAREZA! O que você está buscando é sair do “Ponto A” e chegar no “Ponto B”. Ambos os pontos precisam estar bem claros na sua mente. Você precisa saber: 1) onde você está – aqui eu não me refiro a nível, mas sim às razões que contribuíram, ou contribuem, para você estar onde você está (ações ou a falta delas, processos errados, falta de motivação, falta de disciplina, falta de foco, etc.), resumindo: “Porque eu ainda não domino o inglês?”; e 2) onde você quer chegar – primeiramente, compreendendo o seu “porquê”, a razão pela qual você quer dominar o inglês; em seguida, tendo claro como o domínio deste idioma impactará a sua vida, e a vida dos que você mais ama, de forma positiva; e, por fim, o que você será capaz de realizar quando estiver fluente na língua inglesa.

Dica # 2: AJUSTE o seu MINDSET! Ah! Quantos bloqueios trazemos de situações que influenciam, ainda hoje, como pensamos e agimos!  Valha-se de uma auto análise bem elaborada e conduzida, de modo que crenças limitantes sejam trazidas à luz e, de forma definitiva, eliminadas da sua mente. Crie crenças que fortaleçam a sua decisão de ser fluente em inglês e te conduzam num caminho de comprometimento e perseverança.

Dica # 3: Tenha um bom PLANEJAMENTO! Você sabe onde está (e o porquê de estar onde está), tem certeza de onde quer chegar, já ajustou o seu modelo mental para te impulsionar rumo ao seu objetivo… agora, é necessário planejar: saber como sair do “Ponto A” e chegar no “Ponto B”. Quais ferramentas utilizar. Como as utilizar de forma eficaz. Alinhar a gestão do seu aprendizado.

Dica # 4: Siga com FOCO e DISCIPLINA! Você tem agora em suas mãos algo valiosíssimo: identificou o seu “Ponto A”, está com os olhos fitados em seu “Ponto B”, trabalhou o seu mindset (eliminando as crenças limitantes e empoderando as que te lançam para frente), e possui um planejamento bem elaborado, o qual te proveu as ferramentas adequadas. Muito bem! “Mas, e agora? Com isso eu consigo conquistar o meu sonho de ser fluente em inglês?” Resposta: AINDA NÃO! É bom recordar algo muito relevante: aprender inglês é simples; porém, não é fácil! Simples e fácil não são sinônimos. Com relação ao inglês, torna-se simples quando você não bate de frente com a língua, mas, ao invés, a abraça. Fácil nunca será, pois tudo aquilo de valor que conquistamos nesta vida exige uma dose de sacrifício e um elevado nível de empenho (não há desempenho sem empenho… desde a grafia!). Portanto, visto que a realidade não é a pregada/defendida pela indústria dos cursinhos de inglês e dos “métodos” miraculosos do universo online, você precisará de duas virtudes fun-da-men-tais: foco e disciplina. Sem elas, não acontece nada!

Dica # 5: Tenha ATITUDE! E falando em “acontecer”, chegamos ao início de tudo (até aqui foi apenas preparação: acertando os pontos e carregando a bagagem). Vou recorrer à definição do termo “atitude” dada pela psicologia: Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito.

Você quer saber em quanto tempo você ficará fluente em inglês? Responda primeiro estas duas perguntas:

  • Qual é a sua intenção?
  • Em quanto tempo VOCÊ QUER estar fluente em inglês?

Não permita que “métodos” e “cursinhos” te digam em quanto tempo você estará fluente em inglês! Este dia chegará quando – com clareza, com um modelo mental ajustado, com um planejamento eficaz (+ ferramentas adequadas), foco e disciplina – a sua ATITUDE for proporcional à sua VONTADE!

E aí, qual a sua decisão? Quando você estará fluente em inglês? 😉

Where there’s a WILL, there’s a WAY!


Gostou do artigo? Então comente abaixo e aproveite para tirar as suas dúvidas!