Afie o MACHADO. Leia mais LIVROS. Mude o seu CÉREBRO.

Tempo de leitura: 4 minutos

If I had nine hours to cut down a tree, I would spend six hours sharpening my axe. (Abraham Lincoln)

Iniciemos esta reflexão com uma breve história…

No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo.

Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor.

O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores.

O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre.

Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante.

Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando!

Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu.

Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. Continue afiando o seu.

Do livro: Comunicação Global (1993) – Dr. Lair Ribeiro (pg. 76-77)

Uma das melhores formas de afiarmos o nosso machado é, sem dúvida, a LEITURA.

Um estudo da Universidade de Stanford (Estados Unidos), observou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo concluiu que a forma de leitura afeta o cérebro e através dela podemos treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração, como aprender outro idioma… aprender inglês.

Além deste fator físico (capacidade de mudar nosso cérebro), a leitura é fundamental para transformar a nossa visão de mundo e como encaramos as diversas situações da vida. Ela nos permite acessar a mente, as palavras e as experiências de pessoas que, de alguma forma, impactaram o mundo ou a sua comunidade local.

Segundo o autor e empreendedor americano Jim Rohn, “nós somos a média das cinco pessoas com as quais mais convivemos.” Se fizermos uma análise sincera da nossa própria vida, veremos que há verdade nestas palavras.

No entanto, podemos conviver cercado de pessoas que nos ensinam sobre diversos assuntos através dos livros que elas escreveram. Um bom livro tem o poder de transformar a nossa vida.

Porém, muitas vezes fazemos com o nosso cérebro e com a nossa vida o que o jovem lenhador fez com o seu machado: não paramos para “afiá-los”Não paramos para ler. A leitura afia nosso cérebro e nossa vida.

Se você cresceu sem o hábito de ler. Se não consegue parar para ler um livro com a desculpa de falta de hábito, tempo, ânimo, concentração, ou qualquer outra, saiba de uma coisa: tudo na vida é uma questão de prática; iniciar uma prática é uma questão de decisão.

Uma dica é buscar ler livros sobre assuntos que te interessam… e se já no início do livro sentir que ele não está te atraindo, feche-o e inicie outro. A ideia de que “tenho que ler até o fim já que comecei” não ajuda na construção do hábito de leitura. Uma visita à uma boa livraria é uma excelente opção… encontre um livro e, tomando um bom café, sente e leia sobre o autor, o sumário, o prefácio, a introdução, e, talvez, um pouco do primeiro capítulo. Com isso, você terá uma melhor noção se este livro te cativa ou não. E fará isso até encontrar um livro que você goste.

Challenge yourself to read!

Sharp your axe!

Change your life!


Gostou do artigo? Então comente abaixo e aproveite para tirar as suas dúvidas!